Central de atendimento
Dúvidas Frequentes
  • Um curso a Distância é mais fácil que um presencial?
    Não. Um curso por EAD tem a mesma dificuldade de um presencial, as provas são do mesmo nível, existem frequência, notas mínimas e até repetência. O que pode facilitar um curso por EAD é que o aluno tem a flexibilidade de organizar seus próprios horários.  
  • Um diploma de um curso EAD especifica que o curso foi feito a distância?
    Não. Não há nada no diploma de graduação de um curso feito a distância que o diferencie de um curso feito presencialmente, portanto só é possível saber se o curso feito foi a distância ou não se a pessoa falar.  
  • O diploma EAD tem a mesma validade que diploma de cursos presenciais?
    Sim. Para qualquer objetivo que se vá usar o diploma, seja para concursos públicos ou para entrevista de emprego, o diploma de um curso EAD tem a mesma validade de um diploma de curso presencial.
  • Há discriminação na hora de procurar emprego por parte das empresas?
    Geralmente não. Apesar de ainda haver um certo preconceito por parte de alguns, a discriminação para quem tem diploma de graduação de um curso feito por EAD está cada vez menor pelo fato de alguém que tenha diploma por esta modalidade, já ter experiência com algumas habilidades que o mercado de trabalho vai exigir dela, são elas: organização, iniciativa, disciplina, planejamento, entre outras.  
  • Cursos de EAD aplicam provas?
    Sim, os Cursos de EAD também aplicam provas exatamente como os cursos presenciais. Existe uma lei que determina que todos os cursos de educação básica e superior devem submeter seus alunos a exames presenciais regulares. Se a nota do aluno não atinge a média e ele é obrigado a fazer a matéria e as provas novamente até obter média, se quiser se graduar, é claro.
  • Em uma entrevista de emprego, é necessário deixar claro a modalidade de formação?
    Não. Porém se o entrevistador perguntar, não minta ou omita essa informação, diga a verdade e o motivo pelo qual você optou por esta modalidade de ensino. O interesse do entrevistador deve se manter na qualidade da Instituição e dos professores, grade do curso, e capacitação para o mercado de trabalho.  
  • Quem pode fazer um curso por EAD?
    Para fazer um curso de Graduação por EAD(normal ou tecnológico) é necessário apenas que o aluno tenha diploma de conclusão do Ensino Médio (ele terá que apresentá-lo para realização da matrícula) por ser um curso do Ensino Superior. Já para realizar cursos Técnicos por EAD não há especificações do tipo para realizar a matrícula.  
  • O que é EAD?
    Ensino a Distância é a modalidade na qual os professores e alunos se comunicam por meio de tecnologias de informação, as aulas são dadas Online ou gravadas em vídeos e as dúvidas são tiradas através das tecnologias. A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) definiu que são considerados cursos a distância aqueles que tem mais de 70% do conteúdo passado com o professor e aluno não estando presentes no mesmo lugar.
  • Qualquer curso de graduação pode ser feito a distância?
    Sim, por lei, qualquer curso de graduação pode ser cursado a distância, com a mesma duração e qualidade de cursos presenciais. Porém, na prática ainda não são oferecidos por exemplo, cursos de medicina nem doutorados a distância.
  • Para acompanhar as aulas e estudar em casa, é necessário ter um computador e internet potente ou entender muito bem de informática?
    Não, nada disso. Ter um computador básico e atualizado, com uma internet de banda larga e conhecimentos básicos de informática como saber usar editores de texto, fazer download e assistir vídeos é tudo o que é necessário para aproveitar bem um curso por EAD.  
  • É necessário assistir a alguma aula presencial?
    Sim, o MEC determina que mesmo sendo por ensino a distância, todos os cursos devem ter pelo menos 20% da carga horária feita presencialmente. E dentro das atividades presenciais obrigatórias, segundo o MEC, estão a defesa do trabalho de conclusão de curso, práticas em laboratórios e estágios supervisionados.  
  • Quais as vantagens de se fazer um curso a distância?
    As grandes vantagens em se fazer um curso a Distância são: a flexibilidade de horários, permitindo que o aluno monte seu próprio horário de aulas e estudos; o aluno também vai economizar tempo e dinheiro não precisando se locomover até uma Instituição todos os dias para ter aula; e os cursos por EAD são sempre mais baratos, por não demandarem tantos gastos para a Instituição o qual pertencem. Além dessas, há muitas outras vantagens em se fazer um curso a distância.  
SAC